Estamos face a uma moderna Gestão de Pessoas, que segundo Chiavenato , se baseia em três aspectos fundamentais:
1. As pessoas como seres humanos. Cada pessoa é um ser único, particular, com uma vivência passada e presente, que se reflecte no seu saber diferenciado, no seu conhecimento, habilidades e competências. Características estas essenciais essências á correcta gestão dos recursos organizacionais, em que são consideradas como pessoas e não como recursos organizacionais.
2. As pessoas como actuadoras inteligentes de recursos organizacionais. As pessoas são elementos capazes de dotar a organização de inteligência, talento e aprendizagem, de a impulsionar, de a dotar de uma constante renovação e competitividade, face a um ambiente repleto de mudanças e desafios. As pessoas são fonte de dinamização e impulso, não são parceiros inactivos, imóveis e apáticos.
3. As pessoas como parceiros da organização. A mais-valia das pessoas, é sem dúvida a capacidade destas em conduzir a organização ao sucesso. Ao serem consideradas parceiras, as pessoas investem na organização com esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, com o fim de conseguirem retorno do que investiram, como salários, incentivos financeiros, ajudas de custo, ascensão hierárquica. A medida do retorno é muito importante, se tivermos em conta que existe um nexo de relação, entre incentivo para fazer, com recompensa boa e sustentavel.
Você concorda????